FILOSOFIA

Atividade de Filosofia (4º Bimestre)


"Comissão da Câmara aprova meta de investir 10% do PIB na educação."

Somente o investimento é suficiente para mudar a educação no Brasil? (06 linhas)

 

Atividade de Filosofia 



'Macaco no sentido de macaquice', diz mulher acusada de atitute racista.

 A professora Daniela Cordovil foi acusada de ter uma atitude racista com um segurança da universidade. Com base na notícia acima, responda se há ainda preconceito no Brasil e se a Professora acusada agiu com coerência. (05 linhas) 
 
 
Atividade de Filosofia (3º BIMESTRE, semana 10/09)


“Os obstáculos à expansão do PIB, que no passado eram mais ligados à infraestrutura, hoje está claro que o problema está no mercado de trabalho. Não temos formado gente para atender a demanda de crescimento." (Alexandre Schwartsman. Economista)
Elabore um texto de 06 linhas apontado possíveis soluções para o problema do crescimento brasileiro.

 

Atividade de Filosofia (BLOCO 2 do 3º BIMESTRE)
  
"Com três ouros, Brasil termina Olimpíada na 22ª Colocação." (fonte http://g1.globo.com/)

O Brasil se destaca como uma economia em ascensão, crescimento contínuo e promissor. De outro lado, não nos destacamos com oquadro de medalhas que trouxemos da Olimpíada de Londres. Como podemos explicar essa contradição? (07 linhas). 

Atividade 6 de Filosofia (2º BIMESTRE) 
 
Nosso país sedia a Conferência Rio+20 que a exemplo da ECO92 discute o desenvolvimento sustentável, o que é esse tipo de desenvolvimento? Explique como será possível a convivência entre progresso e meio ambiente. (05 linhas)








Atividade 5 de Filosofia (2º BIMESTRE) 

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que representa o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), afirmou nesta quarta-feira (30) que o parlamentar ficará em silêncio durante o depoimento que prestará na CPI que investiga as relações do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira (foto), com políticos e empresários.

Temos visto exemplos nas investigações da CPI que os investigados permanecem calados quando são interrogados. O que é o "Direito Constitucional de Silêncio", e você concorda com ele? (Descreva e fundamente em 05 linhas)

Atividade 4 de Filosofia (2º BIMESTRE)

Foi publicada ontem no Diário Oficial da União a ata do julgamento do STF que considerou que o aborto de fetos anencéfalos não pode ser considerado crime. A partir de agora, a decisão é válida em todo o País e não pode mais ser questionada. Qualquer gestante de anencéfalo poderá procurar um hospital especializado para pedir a interrupção da gravidez. Não será mais necessário entrar na Justiça. (Revista Veja de 25/04)

Certamente o aborto, mesmo nestas condições é um assunto polêmico. Descreva uma repercussão positiva dessa decisão do STF assim como descreva uma repercussão negativa. (Mínimo de 06 linhas)


Atividade 3 de Filosofia.

"Sarkozy tira relógio ao cumprimentar eleitores."

As eleições na França estão acontecendo, a disputa entre os concorrentes inclui o presidente em dever Nicolas Sarkozy, que se diz "candidato do povo", para cumprimentar esse mesmo povo, retirou seu caro relógio do pulso. A notícia repercutiu pelo mundo todo.

Você acha que a atitude do presidente foi correta (ética) ou impensada? Veja o vídeo (clique aqui) e responda.


Atividade 2 de Filosofia.

" 'Não é fácil ser chamado de macaco' diz Dedé*, jogador de futebol..."
*Jogador sofreu ofensas por parte dos torcedores do Libertad X Vasco durante jogo inteiro
 "Trayvon Martin** foi morto por um vigilante que o considerou "suspeito"..."
**adolescente foi morto a tiros nos EUA

Ainda nos deparamos com declarações e atos preconceituosos no Brasil e no mundo. Pense, qual o significado (motivo) dessas manifestações e qual a solução para esse problema?
 
*na imagem, cartaz da campanha internacional contra o racismo no futebol.

RESOLUÇÃO: O preconceito é ainda origem da intolerância ao que não se conhece, e para que isso tenha fim é necessário o esclareciemento, este surge da educação. Uma solução é certamente maior investimento em educação, capacitação de profissionais e por consequência dos alunos que num futuro próximo saberão discernir com mais sabedoria o certo do errado, temos ai um cidadão.


Atividade 1 de Filosofia 

Notícia de 12/03/12
 "Fiz nesses anos o que estava ao meu alcance, sacrificando a saúde..."
 As palavras acima são de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, que renunciou ao cargo, alegando problemas de saúde. A verdade é que em 23 anos no cargo (acredite, desde 1989), há inúmeras denúncias sobre corrupção, sonegação fiscal e outras acusações.

O poder é a capacidade de influenciar pessoas. Você concorda com um mandato tão longo para um cargo tão importante no país do Futebol? Qual a relação deste longo tempo com as acusações dirigidas ao ex-presidente? (05 linhas)

RESOLUÇÃO: Pela manutenção e até mesmo a conquista do poder, algumas pessoas públicas, como é o caso do ex presidente da CBF, utilizam-se de meios não convencionais até mesmo ilegais, para influenciar pessoas, e a todo custo utilizar de seus cargos para a uso de corrupção bem como a cobrança de propinas. Um tempo muito longo de mandato está diretamente ligado a estes pontos negativos,  prova disso são os DITADORES, bom assunto para se desenvolver no tema. 

2 comentários: